Educação Ambiental Para Crianças em Processo de Alfabetização
- IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE
TÍTULO DA ATIVIDADE: Educação ambiental para Crianças emprocessode alfabetização
PARTICIPANTES DA ATIVIDADE
COORDENADOR:
Taizade Pinho Barroso Lucas
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/2604750632042001
ALUNOS:
Ana Lívia Mendes
Gabriella Fonseca Saraiva
Isabelly Leite de Souza
Yasmin Elisson Dias Menezes
- CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE
DESCRIÇÃO:
A atividade será realizada por quatro alunos (as) Curso Técnico de Meio Ambiente, que estejam matriculados (as) na disciplina de Educação Ambiental, em pelo menos 12 turmas de educação fundamental I, entre os meses de abril e dezembro de 2016, através de atividades pedagógicas que desenvolvam as habilidades e competências propostas nos objetivos.
Para tal, serão estabelecidas as seguintes etapas:
1) Pesquisa e estudo de metodologias pedagógicas para se trabalhar com crianças entre 07 e 09 anos e os conteúdos transdisciplinares propostos pela LDB 9.776/96, particularmente as habilidades de Educação Ambiental para a faixa etária.
2) Pesquisa e estudo sobre a biodiversidade do Cerrado, buscando identificar os seus componentes a serem reconhecidos no dia-dia das crianças, como fauna e flora, ressaltando aqueles presentes no cotidiano do espaço urbano.
3) Escolha das escolas públicas e privadas de Curvelo-MG através de um contato prévio com os (as) diretores (as), apresentação do projeto e estabelecimento de um contrato de realização do projeto via manifestação de interesse dos respectivos (as) representantes destas escolas. Serão escolhidas 12 turmas de Ensino Fundamental I, em pelo menos 4 escolas (ou seja, no mínimo 3 turmas por escola), seguindo o número de alunos matriculados por turma nas respectivas escolas.
4) Elaboração de histórias, personagens, músicas para apresentação da temática no primeiro encontro entre os (as)estagiários (as) e as crianças.
5) Elaboração de conteúdos através de jogos, contação de histórias e atividades pedagógicas lúdicas para o desenvolvimento dos conceitos propostos ao longo de 02h/a em cada turma.
6) Elaboração de atividades que contribuam para o processo avaliativo, parte processual do desenvolvimento do ensino-aprendizagem através da interação e envolvimento dos alunos verificados nos desenhos, nos relatos, na produção textual e nos registros fotográficos, etc.
7) O acompanhamento das etapas anteriores será realizado pelo(a) professor(a), através da orientação e coordenação pedagógica das atividades.
8) Ao final das etapas anteriores será elaborado um relatório científico, de acordo com as normas da ABNT, que apresente todo o percurso formativo do projeto proposto. Nesta etapa será avaliado conjuntamente se houve um processo de aprendizagem e enraizamento de valores sustentáveis pelas crianças e se através delas contribuiu-se para formação e informação sobre a natureza presente na cidade e a necessidade de preservação e ampliação da percepção ambiental.
9) Elaboração de trabalho a ser apresentado na XII Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG.
No DE PESSOAS DIRETAMENTE BENEFICIADAS: 360
ETAPA DA ATIVIDADE EXTENSIONISTA EM OUTUBRO DE 2016:Elaboração de teatros com fantoches sobre Educação Ambiental, a serem apresentadas nas escolas parceiras.
FOTOS: